Fórmula DR do Sucesso

Tempo de leitura: 6 minutos

“Se você desenvolve os hábitos de sucesso, você fará do sucesso um hábito.”

Michael E. Angier (Palestrante Motivacional)

Eu gosto muito do pensamento acima e já começo essa postagem o colocando na roda porque, no decorrer da minha vida eu acabei criando, sem ter consciência disso, uma fórmula DR para desenvolver hábitos de sucesso, que considero de muita utilidade para ser utilizada em qualquer projeto que você pretenda colocar de pé.

Eis a fórmula DR:

Desde que nascemos, hábitos fazem parte de quem somos.

Eles são ações frequentes realizadas de forma espontânea. Por exemplo, escovamos os dentes, penteamos os cabelos, dirigimos o nosso carro, tomamos café da manhã, entramos nas redes sociais, verificamos os e-mails. 

São atividades que fazemos todos os dias, que passam a fazer parte da rotina e acabam sendo incorporados ao nosso modo de ser. Com a minha fórmula, que resulta em hábitos de sucesso acontece a mesma coisa. Ela também se incorpora e se adequa em todos os projetos que pretendermos realizar.

Essa fórmula ajuda a alcançar objetivos, por que esses hábitos do sucesso uma vez iniciados, passam a fazer parte de nós mesmos e as práticas que passamos a adotar começam a nortear nossa vida.

Quando traçamos uma meta, não é a meta em si que irá ajudar na realização do sonho, mas sim os hábitos que formamos e seguimos enquanto nos esforçamos para alcançar a meta. Esses hábitos é que vão dar o oxigênio que precisamos.  

Essa fórmula também contribui para que não haja desperdício de tempo.

Como todos vocês bem sabem, a tendência de perder tempo e procrastinar é natural ao ser humano, afinal é muito mais agradável não fazer nada difícil ou desafiador. No entanto, com a implantação da fórmula DR de sucesso é possível se tornar mais eficiente e aproveitar melhor o tempo para realizar as tarefas prioritárias.

Quando me refiro a ter sucesso, na minha concepção, significa traçar um objetivo e alcançá-lo de modo a satisfazer a meta desejada. Desenvolver uma ideia e ela acontecer, dar certo, atingir o ponto desejado.

Obviamente, para seguir a fórmula DR existem alguns elementos fundamentais que precisam fazer parte da nossa caminhada rumo aos hábitos de sucesso e que devemos aprender a desenvolver.

Em primeiríssimo lugar: disciplina!

Todas as pessoas bem-sucedidas que eu conheço são disciplinadas.

E o que eu tenho a dizer sobre a disciplina é que ela é uma construção diária. Quanto mais você executa as ações que te aproximam do seu objetivo traçado, marca um novo ponto para o desenvolvimento desse hábito e com o passar do tempo, ser uma pessoa disciplinada será algo natural e frequente na sua vida.

Depois precisa criar metas e objetivos muito claros em sua mente e não recuar frente a nenhum pretexto, pois se isso acontecer, pode colocar em risco tudo que foi traçado por você anteriormente.

Outro ponto importante se você realmente quiser criar hábitos de sucesso e ser uma pessoa bem-sucedida é aprender a se livrar do medo. Afinal, o medo ou receio pode fazer com que você tome decisões equivocadas ou precipitadas e, efetivamente, tenha resultados ruins ou cometa erros.

Nesse caso, para aprender a lidar com esse problema, você deve desenvolver-se e adquirir conhecimentos sobre o que está fazendo. A pessoa segura de suas ações não tem medo de um eventual resultado negativo, por mais que ele possa acontecer. Afinal, aquele que está bem preparado é mais seguro e confiante em suas tomadas de decisões. Essa é a verdadeira forma de aprender a lidar com os medos.

Por último e não menos imprescindível, vai precisar desenvolver a resiliência. Ou seja, continuar focado em seus objetivos mesmo após ter resultados ruins. Afinal, uma pessoa resiliente é aquela que não desiste dos seus projetos quando algo não dá certo.

Desenvolver esse hábito pode ser realmente desafiador para algumas pessoas. Isso porque existem pessoas que têm certa inclinação para desistir rápido das coisas quando elas não estão ocorrendo da forma que desejavam.

Se esse é o seu caso, é muito importante procurar mudar rapidamente. Eu já tive a oportunidade de conhecer várias pessoas que estavam muito próximas de alcançarem o seu objetivo e simplesmente desistiram pela falta de resiliência.

A minha fala na prática: quando eu estava prestes a terminar o curso científico, lá nos idos de 1955, sabem o que eu queria ser na vida? Médico! Sim, eu tinha o sonho de ser um médico renomado e prestigiado como alguns amigos do meu pai. Mas… meu pai me convenceu de que eu não deveria seguir por esse caminho e sim me preparar para assumir os negócios da família.

Eu achei que ele tinha razão e segui sua dica. Fui completar meus estudos focado em atuar em uma fábrica de chapéus. Cinco anos após eu começar a trabalhar nesse segmento, participei de um evento internacional do setor e as previsões apontavam uma queda vertiginosa para as vendas da próxima década e tivemos que nos reinventar investindo no mercado papeleiro, que acenava tempos de prosperidade.

Já fui percebendo que a vida iria indicar os caminhos, mas caberia a mim decidir a direção desejada, planejar, colocar as ideias em ação e vencer os meus medos. Foi o que fiz, afinal não sabemos o que vai ou não dar certo na vida, mas podemos nos preparar para que tenhamos o melhor resultado possível.

Foi o que fiz com os chapéus, com as confecções Ban-Tan, com as fazendas que administrei, com a Papirus, com os negócios que envolviam venda de motocicletas e acessórios e por aí vai.

Na atualidade, o meu grande projeto do momento é curtir a vida, a família, desenvolver cada vez mais novos hábitos para cuidar da minha saúde, para poder fazer meus passeios de moto e me deliciar com novos ventos, cenários e velhos amigos.

E sigo aplicando a minha fórmula DR, afinal, passar dos 80 com saúde, mobilidade e mente boa é um projeto que requer a subida de vários degraus, um de cada vez, para alcançar os objetivos desejados.

Vamos em frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *