Amigos para sempre

Tempo de leitura: 4 minutos

“Melhor parte da vida de uma pessoa está nas amizades.”

Abraham Lincoln

Abraham Lincoln foi o 16º presidente dos Estados Unidos, governou entre março de 1861 até ser assassinado em 1865. Continua até os dias de hoje sendo um modelo de governante que todos os presidentes querem ser. Teve um único mandato, e neste ele aboliu a escravidão, mostrou ao mundo como gerenciar um país como figura máxima dele, sempre honrando e exaltando os amigos.

No decorrer da minha vida, eu cultivei todos os tipos de amizades que conquistei. Respeitando as diferenças, somei os mais variados conhecimentos e aproveitei esse aprendizado em muitas ocasiões. Sempre preferi prestigiar os meus amigos pela qualidade da conversa e dos bons momentos vividos juntos do que pelo potencial de negócios que poderíamos fazer juntos.

As amizades sempre desempenharam um papel fundamental na minha vida e tal qual Lincoln, considero-as uma das melhores partes da vida. Meus amigos compartilham momentos especiais, oferecem apoio nos momentos difíceis e celebram minhas conquistas, na mesma intensidade. Eles ajudaram e continuam me ajudando a crescer como ser humano, a me tornar mais empático e a me sentir conectado com o mundo que me circunda.  

Além disso, essas amizades trouxeram inúmeros benefícios para a minha saúde mental e emocional, pois as amizades genuínas nos proporcionam apoio emocional, companheirismo e momentos de alegria que enriquecem nossa existência. Ao valorizarmos e investirmos nas nossas amizades, estamos construindo relações duradouras e significativas que nos acompanharão ao longo dos anos, mesmo que seja à distância. Cada amigo tem um papel em nossa vida e talvez isso seja o mais bonito das amizades.

Um amigo te resgata de um dia mais vazio, te impulsiona para frente. Divide com você os momentos bons assim como os ruins, tanto os seus quanto os dele. Mostra onde você está errando, não para apontar o dedo, mas sim para ver o seu crescimento e evolução. Uma amizade se trata de reciprocidade, se trata de afeto. Uma amizade te preenche.

Talvez a amizade seja a relação mais importante, simplesmente pelo fato de estar presente em todas as relações. Em um namoro, casamento é imprescindível ter amizade; em uma relação de pais e filhos, nem se fala. Enfim, em todos os relacionamentos temos que ter a amizade e o respeito para que eles continuem.

Na minha opinião, as amizades são necessárias em todas as idades e eu discordo das pessoas que dizem que no fim da vida podem contar o número de amigos nos dedos de uma mão. Aos 85 anos, sinto que estou longe do fim da vida e tenho mais amigos do que os dedos das mãos e pés somados. De todas idades!

Ainda bem!

Quando não posso encontrá-los pessoalmente, nos falamos pelo telefone, atualizamos as “fofocas” e tento convencê-los de que na próxima vez quero encontrá-los em alguma atividade presencial.

Outra coisa que aprecio muito nos meus amigos é que não existem cobranças. Podemos ficar dias, meses ou até mesmo anos sem conversar, e isso não diminui o carinho e admiração que sentimos um pelo outro. Quando nos falamos ou nos encontramos, é como se nunca tivéssemos nos separado: ganhamos de volta todas as horas perdidas pelo caminho. Isso acontece, acredito eu, porque aprendemos a cultivar nosso afeto e nosso respeito, mesmo diante desses intervalos de presença.

A essência das amizades verdadeiras – e o segredo para elas permanecerem além do tempo – é justamente a compreensão de que nem sempre vai dar para falar ao telefone todos os dias. Ou escrever grandes e-mails contando notícias. Ou ainda marcar happy hours frequentes para matar a saudade. E nem precisa… porque os amigos verdadeiros têm lugar garantido no nosso coração.

Um dos dias mais felizes da minha vida aconteceu em 1998, na festa comemorativa dos meus 60 anos. FOI UMA FESTA MARAVILHOSA, organizada com tanto carinho pela minha querida Cidinha. Revi todos os meus amigos dos tempos escolares e pude abraçar todos os outros conquistados pelo decorrer da minha jornada.

O plano agora é fazer outra festa bem bacana para comemorar um próximo aniversário, quando eu e Cidinha estivermos com a saúde 100% em dia. Vamos ver quantos amigos vou poder abraçar e expressar a minha gratidão.

E você? Concorda comigo e com o Lincoln de que os amigos são a melhor parte da vida?

1 comentário


  1. Adorei o Sr é um sabio um bjao no seu coração ♥

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *