Tempo de leitura: 3 minutos

O pensador e filósofo chinês Confúcio já me inspirou em vários momentos da minha vida através de seu jogo de palavras e reflexões. Mas tem uma frase em especial “transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha”, na qual me sinto bem confortável em falar, pois ela resume algo que concordo em gênero, número e grau: as nossas pequenas conquistas e grandes realizações são o resultado de um processo ininterrupto de lutas, obstáculos e desafios que devem ser enfrentados todos os dias, assim que abrimos os olhos para a um novo dia.
Se você não tiver garra e coragem para seguir com passos firmes e determinados, não se sentirá preparado(a), física ou emocionalmente para os desafios do caminho, muito possivelmente se sentirá tentado a seguir os atalhos supostamente mais “fáceis”, que, poderão resultar em procrastinar ou desistir dos seus objetivos.
Mas, por outro lado, se você souber que deverá seguir um passo de cada vez, cercar-se das pessoas certas e que não existem “atalhos”, isso sim, será um grande passo para sua conscientização. Pois isso significa que você entendeu que não atingirá suas metas se não cultivar a rainha das virtudes, a paciência, para conseguir fazer o que precisar ser feito, nos tempos e movimentos mais indicados.
Na atualidade, as pessoas andam muito imediatistas, talvez por influência das redes sociais, dos inúmeros aplicativos que estão disponíveis na internet, elas pensam que dá para apertar um botão e automatizar tudo, inclusive pensamentos, mas o que venho observando é que está aumentando e muito a fila de pessoas frustradas por não realizarem seus objetivos mais simples.
Pensem comigo, quantas pessoas vocês conhecem que querem logo conquistar a montanha toda, sem nem começar a escalá-la e não chegam a lugar algum? Quantas pessoas não têm a mínima paciência nem para começar a caminhada e dizem que estão cansadas de tentar?
Pois é, qualquer negócio que a gente pense em fazer, um trabalho, uma viagem, um tratamento de saúde, um esporte, você não pode imaginar que vai começar hoje e alcançar o sucesso desejado imediatamente, por que isso não existe!
Precisa fazer uma programação onde vai planejar os passos que precisam ser dados. Qualquer coisa que você pretenda fazer na vida e almeje concluir com êxito, requer planejamento e paciência para seguir o plano possível de ser feito e não o que você quer que seja feito. Requer punhados de terra diários e constantes. Requer também novos aprendizados.
Seja para montar uma empresa, levar adiante um relacionamento amoroso, fazer uma viagem, ficar 60 dias usando um robofoot para realinhar uma torção no Calcanhar de Aquiles ou esperar seis meses para refazer exames e acompanhar a evolução ou regressão de um problema de saúde, precisamos ter uma visão nítida dos resultados que queremos alcançar e o que faremos para obtermos a performance desejada.
Nada é fácil na vida, mas com planejamento e paciência para cumprir as missões necessárias, podemos ir alinhando a nossa montanha de realizações e alcançarmos o topo do nosso sucesso.
Que é diferente do sucesso de qualquer outra pessoa e não acontece do dia para a noite, mas através de pequenos punhados de terra, como bem disse Confúcio.