Mesmo nadando contra a maré… não desista!

Tempo de leitura: 3 minutos

“O verdadeiro heroísmo consiste em persistir por mais um momento, quando tudo parece perdido.”

Wilfred Grenfel

Quando tudo parecer difícil e sem perspectiva, quando até a esperança tiver dúvidas, mesmo nadando contra a maré, não desista! Persista mais e mais.

Em momentos difíceis, pode ser fácil sentir-se desanimado e sem vontade de seguir em frente. No entanto, é importante lembrar que a vida é cheia de altos e baixos, e que as dificuldades são apenas temporárias. Quando tudo parece estar indo mal, é preciso persistir e manter o foco no que estiver querendo fazer acontecer, até acontecer!

Cada desafio que enfrentamos é uma oportunidade para fazermos a clássica pergunta: será que tentei de tudo, mesmo? Por que por mais difícil que uma situação possa parecer, sempre há uma maneira de superá-la. É preciso ter coragem e determinação para seguir em frente, mesmo quando surgirem obstáculos de todos os lados.  

Não podemos permitir que a desesperança ganhe terreno. Em vez disso, precisamos encontrar força para superar os pontos fracos e continuar lutando; acreditar em si mesmo e no seu potencial para superar qualquer obstáculo. No final, a persistência e o foco no objetivo pretendido são as chaves para alcançar qualquer resultado planejado.

A vida é cheia de instabilidades que podem, muitas vezes, nos encostar contra a parede. No entanto, é importante lembrar que cada desafio é uma oportunidade para crescer, aprender e acreditar que se persistir por mais um “momento”, tudo é possível de acontecer. E vale explicar que “momento”, no meu dicionário, é uma medida de tempo, que pode representar segundos, minutos, semanas, meses e até anos.

Na minha vida, eu obtive muito êxito em várias situações por traçar estratégias e ter persistência para alcançá-las, quando a maioria das pessoas simplesmente teriam desistido.

Em certa fase da minha vida, quis transformar a minha paixão por motos em um novo empreendimento e contei com um sócio para realizar essa empreitada.

Montamos uma loja de peças e serviços para motociclistas que tinha tudo para dar muito certo, se não fossem nossos estilos completamente controversos na forma de administrar o negócio.

Insatisfeito com o rumo que as coisas estavam tomando, eu propus que ele comprasse a minha parte no negócio, ele alegou não ter dinheiro para isso e o jeito foi encontrar a solução para ele conseguir realizar a compra.

Ainda bem que soube esperar o melhor momento e deu tudo certo, pois como vocês bem sabem, no universo dos empreendedores, reconhecer o que precisa mudar é vital para manter a sobrevivência do negócio.

Portanto, para manter a motivação e seguir em frente no projeto que quer fazer acontecer, uma dica supervaliosa é valorizar o que já tiver avançado, em vez de focar no que estiver faltando.  Sabe por quê? Isso dará um fôlego extra.

Outro ponto importante é estabelecer metas realistas, definir objetivos alcançáveis e dividi-los em etapas menores e gerenciáveis. Isso ajudará a manter o foco e a motivação.

Cercar-se de pessoas positivas, que te apoiam e te incentivam também é uma fonte de força quando você se sentir desanimado.

E, a melhor das práticas que já recomendei aqui em várias outras postagens, é você procurar aprender com os erros; refletir sobre o que você poderia ter feito de forma diferente e mudar de direção, se for o caso, mas não desistir.

Lembre-se, a vida pode ser difícil, mas com persistência e determinação, você pode superar qualquer obstáculo e alcançar o sucesso que merece.

A frase de Grenfel é sob medida também para nos lembrar que desistir é para os fracos. Nós, as pessoas que confiam nos seus sonhos, devemos seguir sempre em frente com os nossos objetivos, com a cabeça erguida, até quando tudo parecer estar perdido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *