Como ser mais confiante

Tempo de leitura: 5 minutos

Por incrível que pareça, “como ser confiante” foi um dos termos de pesquisa mais procurados no Google em 2021. Ao que parece, muita gente parou de acreditar em si e nos outros.

Entendo que esse “ser mais confiante” não significa necessariamente confiar em si. A confiança que as pessoas buscam, de forma mais genérica, pode ser confiança na vida, na economia, nos negócios, no amor, nas próprias ideias, enfim… estamos vivendo um período difícil, onde a falta de confiança em si, nos outros, nos governantes pode ser o motivo para tanto desânimo.

Eu não tiro de maneira alguma a razão dessas pessoas, mas é preciso lutar contra essa ideia de negativismo diante dos fatos da vida. Precisamos ser positivos se não a caminhada fica mais atribulada e muitas vezes os problemas não são pessoais, não dependem de nossa atuação para serem resolvidos, eles simplesmente fazem parte da realidade na qual estamos inseridos e vão seguir junto com a gente.

Eu sei que por mais que uma pessoa se sinta confiante, quando chega uma pandemia, uma possibilidade de guerra, um índice alto de desemprego, uma inflação que vai assombrando mais a cada nova ida ao supermercado, ou quando comprovamos a ineficácia dos políticos que elegemos para a administração pública, a única confiança que parece ser possível é a de que o mundo vai cada vez pior e as coisas não vão melhorar.

Então a questão passa a ser: como buscar essa autoconfiança tão necessária nos dias atuais?

Há muitos anos, eu procuro ser uma pessoa otimista, porém eu tenho um otimismo com os pés no chão. Eu não imagino que vão acontecer coisas mirabolantes, então valorizo cada cena da minha vida, respeitando tempos e movimentos. Tanto é que a minha empresa cresceu devagar, continua crescendo e vai completar 70 anos agora em 2022.

Eu procuro me cercar de pessoas competentes, valorizo e reconheço a importância dessas pessoas para que possamos seguir em frente, enfrentando os desafios e vislumbrando novas oportunidades. A busca por melhores resultados na nossa atuação profissional ajuda a fortalecer a autoconfiança de todo o grupo envolvido.

A força de uma equipe engajada em um mesmo objetivo traz resultados surpreendentes. E deixamos de pensar só em nós mesmos, por que outro fator importante para sermos mais otimistas diante da vida é que precisamos acreditar nas pessoas.

As crianças quando nascem são confiantes na vida e nas pessoas que cuidam delas! Quando recebem uma boa educação, atenção, cuidados essenciais e afeto vão se transformar em pessoas de bem, otimistas, realizadoras. A essência do ser humano é ser bom e na maioria das vezes se corrompem durante o transcorrer da vida.

Eu acredito que uma grande maioria de pessoas pensa assim, leva fé no outro, porque de outra forma não existiria mais gente no mundo.

Em nossa caminhada até a idade adulta, precisamos de boa formação, de boas convivências, de bons exemplos, por que é nesse trecho da vida que desenvolvemos nossas principais capacidades de realização e nos tornamos mais autoconfiantes, com capacidade de realizar algo pela nossa vida e pela vida dos outros, em vida.

Aprendemos a não nos deixar abater pelas dificuldades diárias, pelos erros cometidos, interpretando-os como experiências que vão nos conduzir para novos patamares de amadurecimento, de convivência com o outro, de reconhecimento de nossas limitações. Essas dificuldades são importantes para aprimoramento e autoconhecimento, não podemos deixá-las nos abater.

Somente você pode deixar a sua vida melhor e passar a ter mais confiança no que virá.

Nesses últimos tempos, por exemplo, as pessoas me perguntavam “poxa, Dante, mas você não está com medo da pandemia, dos transtornos para a vida, para os negócios?”

A resposta sempre foi a mesma “até não conseguirmos entender bem com quem estamos lidando, teremos que ser muito rígidos na prevenção, no cuidado, na administração desse novo normal, para que se aproxime o máximo possível do cenário que estávamos acostumados. Só assim conseguiremos nos manter vivos e fortalecidos, enfrentando a situação com galhardia.”

E assim estamos vencendo a Covid e suas variantes.

E assim sigo confiando na vida e aberto para conhecer novas pessoas. Por que se você se mantém aberto para conhecer outras pessoas, perceberá como elas veem você. Às vezes, elas estão vendo muitas qualidades que você ainda não percebeu sobre si mesmo. Converse mais! Escute as pessoas que querem falar com você.

Então, vamos combinar uma coisa: por mais que você esteja vivendo uma situação difícil e limitante, não desista de acreditar no seu potencial e também no potencial das pessoas que podem te ajudar.

E agora quero deixar três dicas para as pessoas que teclaram lá no Google para saber “como ser mais confiante…”

  • Acredite em você! Seja entusiasta e otimista com a sua vida. Movimente-se!
  • Seja competente na profissão escolhida, seja ela qual for. Sinta prazer em desempenhar sua atividade profissional. Tente sempre se aperfeiçoar.
  • Goste primeiro de você, antes de gostar dos outros. Mas se goste do jeito que você é e não como os outros gostariam que você fosse.

(Não percam a próxima postagem! Vou contar os bastidores da primeira viagem mais longa de moto pós-cirurgias.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *