O mundo em evolução constante – Parte 2

Tempo de leitura: 3 minutos

Faz mais de um século que estamos nos envenenando com os gases dos motores a diesel, à gasolina, a álcool; que estamos afetando a nossa saúde com os componentes químicos e conservantes da indústria alimentícia; que temos que conviver com o alto índice de soluções tóxicas para combater as pragas da agricultura.

Na outra ponta, temos novas fontes de geração de energia – eólica, solar, através do combustível de hidrogênio -, que vão amenizar e muito a poluição, possibilitando a criação de ambientes bem mais saudáveis para habitarmos.

As indústrias, um dos setores fundamentais para a economia mundial, vem movimentando milhões em pesquisas e no desenvolvimento de novos métodos de produzir. Cada vez mais eficientes, econômicos e sustentáveis, avançando em passos que impressionam e também vão se beneficiar muito com essas novas fontes de energia, criando novos tempos e movimentos na forma de produzir, passando por evoluções e revoluções inimagináveis desde a sua criação.

Estudos bem avançados indicam que o reuso da água pode torná-la mais abundante e sanar a escassez em tempos de pouca chuva e nós já temos hoje a tecnologia para tratar água de qualquer esgoto e produzir água potável.

Estamos vivendo uma época de altos e baixos, mas muito boa! E olha que quem está escrevendo isso é um homem que conheceu o avião à gasolina, depois a querosene e agora os superjatos. Eu andei de bonde, de trem a vapor, de navio a vapor e de transatlântico. Vi o homem pisar na lua! São muitas evoluções se considerarmos que meu pai, por volta de 1910, via os bondes serem rebocados por burros e cavalos na Avenida Paulista.

Já estamos acostumados a uma realidade que se transforma a cada minuto e nem nos deixamos mais assombrar com a quantidade de novidades que surgem a cada momento.

Entretanto, o constante lançamento de novos produtos, plataformas e conceitos cria uma série de possibilidades e necessidades até então inexistentes em nossas vidas e precisamos nos adequar e nos esforçar para acompanhá-las. Quem imaginava há dez anos, utilizar o aparelho celular para acessar a internet da mesma forma que era feita pelo computador? Quem poderia imaginar o poder das redes sociais e das novas mídias?

Além do surgimento de novos recursos, há a evolução daquilo que já conhecíamos. Basta lembrar como era a TV nos tempos de sua criação e comparar com os modelos atuais. Todas as tecnologias para os próximos anos e décadas serão muito mais arrojadas do que hoje e o homem, com a ajuda da ciência e da tecnologia também vai viver mais, evoluir o pensamento e aprender cada vez mais!

E eu tenho planos de viver pelo menos até os 120 anos para usufruir de todas essas novidades e me preparo todos os dias para que isso se realize, aprendendo a respeitar minhas limitações cronológicas e físicas, adequando-me às novas realidades que se apresentam, respeitando a minha essência e a minha resistência.

E quer saber? Vai ser muito bom viver esses novos tempos, com saúde, serenidade, sono tranquilo e meus familiares e amigos por perto.

Já estamos acostumados a uma realidade que se transforma a cada minuto e nem nos deixamos mais assombrar com a quantidade de novidades que surgem a cada momento.

Que assim seja!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *