Uma reflexão sobre prosperidade

Tempo de leitura: 3 minutos

Prosperidade é algo muito cobiçado pelas pessoas em todas as partes do mundo. Elas sempre querem alcançá-la o mais rapidamente possível.

Mas será que para ser próspero só basta acumular dinheiro?

Bom, eu começo dizendo que para entender o que significa prosperidade, uma pessoa precisa viver muitos anos, precisa percorrer alguns quilômetros de histórias.

Não é algo que se alcança com a força do pensamento, mentalizando “eu desejo a prosperidade, vem prosperidade…” É preciso primeiro entender o que é importante na vida.

Por exemplo, quando estamos em uma roda de amigos e nos sentimos queridos por cada um, estamos manifestando a prosperidade. Quando começamos a empreender um novo negócio e, finalmente, passamos a ter algum lucro, somos prósperos.

Veja bem: pode ser que uma pessoa não tenha rios de dinheiro, mas esteja gerando prosperidade. Ao definir o que realmente importa para o seu bem-estar, você terá mais claro em sua mente quais necessidades devem ser supridas e o que é preciso fazer para alcançar um estado de positividade e bem-estar.

Vamos tomar como exemplo o pensamento de um atleta, ele concentra toda a energia para subir no pódio e conquistar a medalha de reconhecimento da sua boa performance. Ele vai se esforçar muito para isso acontecer, e no momento que ele colocar a sua medalha no peito ou erguer o seu troféu, ele já vai começar a planejar uma forma de intensificar os treinos para obter novas vitórias.

Então, primeiro ele se torna campeão na sua cidade, depois no estado, depois conquista o prêmio nacional e segue almejando ser campeão do mundo.

A prosperidade, em qualquer campo da vida, segue essa linha do tempo, um passo de cada vez, com planejamento e preparo para se alcançar o que se quer.

Se parar para analisar a linha do tempo da minha trajetória profissional, posso afirmar que sempre fui muito grato pela confiança que meus familiares depositaram em meu potencial (sempre tive por hábito agradecer tudo o que recebi nessa vida!), mas sempre segui um princípio básico no mundo dos negócios que aprendi com os meus antepassados: ou você produz o suficiente para pagar as suas despesas ou então um belo dia você vai quebrar.

E foi com esse pensamento que vendi empresas quando precisaram ser vendidas, me lancei em novos negócios que acenaram como novas opções de ganhos financeiros e não hesitei quando chegou o momento de profissionalizar a minha empresa, para que não dependesse apenas de minha administração, mas também dos melhores colaboradores que pudesse escolher para dar continuidade ao negócio.

Com essa forma de pensar, sinto a prosperidade me acompanhando no decorrer dos anos. Tanto a prosperidade financeira quanto todas as outras que precisam ser conquistadas aos poucos, passo a passo. Sigo firme na direção de conquistar o que possa me proporcionar estar de bem com a vida, direcionando a minha energia para a verdadeira abundância que sempre permeou a minha jornada:  viver em paz, com a minha consciência tranquila. Sempre preparado para mudar de ideia ou mudar o rumo do negócio.

E tem mais uma coisa que vale a pena pensar: no mundo dos negócios não é muito prudente pensar como um esportista e correr com o máximo da energia para chegar ao topo, porque às vezes, o excesso de treinamento, pode provocar um cansaço que vai impedir que se chegue no ponto almejado. Como tudo na vida, para alcançar a prosperidade precisa de equilíbrio.

Então a dica de hoje é: sempre encontre um tempo para você e dedique-se a descobrir o que te faz sentir bem. Busque seu equilíbrio interior. O que te faz sentir alegria em viver?

Com essa resposta, se precisar mudar o ritmo de algo, diminuir a intensidade do passo ou alterar a rota, corrigir erros, não hesite em procurar ajuda de novas pessoas ou trilhar novos caminhos para vivenciar a verdadeira prosperidade em sua vida!

2 Comentários


  1. Bom dia Dr. Dante !!!

    Prazer em revê-lo, como está ?

    Tempos passaram, mas com profunda estima retenho os momentos de nosso treinamento de informática ! Mais aprendi, que ensinei.

    É oportuno agradecer pela semente do saber hoje frutificada.

    Imensamente grata,

    Forte abraço,

    Elisabeth

    Responder

    1. Cara Elisabeth,
      Agradeço suas gentis palavras, fiquei satisfeito em saber que você aproveitou as minhas ideias mais antigas do que as suas.
      Abraço.
      Dante

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *