O que é o Amor?

Tempo de leitura: 3 minutos

Essa semana eu, a Cidinha e mais dois primos dela estávamos conversando durante o jantar e a minha querida esposa resolveu lançar uma pergunta à mesa: o que é o amor?

Pense em um tema complexo…

Para você explicar o que é o amor é preciso raciocinar muito sobre o assunto. Não é algo simples. Mas mesmo assim eu respondi que amor é você tratar bem o foco do seu amor, a coisa amada, porque não precisa ser necessariamente uma pessoa, podemos amar uma oração, um objeto, uma atitude, uma moto… podemos amar qualquer coisa desde que se entenda o porquê do amor por aquela coisa e o que isso traz de construtivo para a nossa vida.

Eu, por exemplo, tenho verdadeiro amor pela minha fábrica, eu sinto amor pela fábrica como um todo. Isso significa o quê? Significa que esse sentimento me traz a sensação de completude. Sentir todo o amor possível pelo objeto do meu amor. Uma vez que amo a fábrica, o amor expande pelas pessoas que trabalham nessa fábrica.

O essencial é reconhecer esse amor e saber alimentá-lo e dosá-lo.

Amor… Esse assunto merece mesmo muita meditação. Por que amor não é uma coisa só e provoca várias sensações. A forma de amar provoca sensações diferentes dentro da gente.

Quando eu era pequeno, nos primeiros anos escolares, eu amava as minhas professoras do mesmo jeito que amava a minha mãe. Essa era a minha sensação pura de amor naquela fase da vida.

Algo complexo, mas que ninguém poderia contestar, pois eu sentia dessa forma.

É como o que acontece ao término do programa Provoca, apresentado pelo Marcelo Tas, quando ele pergunta “o que é a vida?” Cada um tem uma definição, inclusive de responder “não sei!”. Outro dia um dos entrevistados respondeu que a vida “era o planeta Terra, por que sem a Terra não existiria vida.” Eu achei sensacional, mas isso não significa que outras pessoas vão pensar ou entender da mesma forma que eu.

O amor é complexo e controverso, por isso existe tanta discussão em torno desse assunto. Mas talvez o amor seja simples e o mundo seja complexo.

Não há nada mais espalhado no mundo do que o “amor”. O ideal, que pode ser romântico ou não, permeia a humanidade há milênios, mas ainda causa dificuldades em homens ou mulheres que buscam entender: afinal, o que é o amor?

Eu arrisco dizer que o conceito do Amor é um dos mais amplos que existe. Entender o que é amar esbarra na singularidade de cada um. Não existe regra de como sentir e expressar o amor.

Gosto quando Machado de Assis, um dos grandes ícones da literatura brasileira diz “cada qual sabe amar a seu modo: o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar.”

O amor pode surgir dependendo da nossa disposição e do momento vivido. Você pode hoje sentir amor por alguma coisa ou alguém com uma intensidade diferente do que sentiu no passado ou sentirá no futuro.

Hoje você pode gostar de viajar para lugares exóticos e amanhã não querer nem mais ouvir falar nesse tipo de viagem.

Mas se voltarmos ao exemplo do amor que sentia pela minha professora do curso primário, vemos que a criança tem uma naturalidade de sentimento tão grande… “amava do mesmo jeito que amava a minha mãe…” – a mim importava sentir essa sensação gostosa, que preenchia a minha vida.

Respondi para a Cidinha que achava difícil definir o Amor.

E você? Concorda ou discorda? Tem uma definição sobre o que é o Amor?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *