Doses diárias de coragem

Tempo de leitura: 3 minutos

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”

A citação acima, de autoria de Chico Xavier, é uma inspiração para todos nós.

Eu tive o prazer de conhecer o Chico ao vivo, na época em que ele morava em Tambaú, cidade próxima à Santa Rita do Passa Quatro, onde eu e meus irmãos administrávamos uma fazenda que nos foi presenteada por nosso pai.

Sempre tive muita curiosidade em conhecê-lo, gostava de ler as entrevistas dele nas revistas, suas palavras me tocavam a alma. Portanto, um belo dia, acordei mais inspirado e logo depois do café da manhã segui em direção de sua casa.

Lá chegando, disse ao atendente “eu vim aqui para ver o Chico.” E pouco depois estávamos frente a frente:

_ Que prazer estar aqui te conhecendo pessoalmente, olhos nos olhos, poder apertar a sua mão. Acompanho suas entrevistas na TV, nas revistas e suas falas sempre me fazem muito bem.

_ Que bom! Fico feliz que esteja aqui. Muito obrigado pela sua visita.

Conversamos mais um pouco, contei que éramos vizinhos, que não tinha nada a pedir, e que tratava-se de uma visita de pura admiração.

Confesso que fiquei tão bem impressionado com a leveza, gentileza e educação, que antes de sair, fiz questão de deixar a minha contribuição para ajudar no belo trabalho que ele realizava.

Já a citação em destaque nessa postagem, sempre me chamou a atenção e me acompanha há muitos anos. Ela nos lembra que, apesar de não podermos mudar o passado, sempre temos a oportunidade de fazer algo diferente no presente e moldar um futuro melhor. 

Muitas vezes, nos sentimos presos em padrões de comportamento ou situações que parecem insuperáveis, mas é importante lembrar que sempre temos escolhas e podemos tomar medidas para mudar nossas vidas, mudar projetos, atitudes e relacionamentos.

Não importa o quão difícil seja a situação, sempre há uma maneira de fazer as coisas de forma diferente e alcançar novos resultados.

E muito embora começar algo novo possa ser assustador, se tivermos munidos de determinação e coragem, podemos superar nossos medos e criar um futuro mais promissor.

Todo começo ou recomeço é difícil e é supernormal sentirmos um misto de emoções, desde a empolgação até a ansiedade. Mas ter coragem para superar o medo é o primeiro passo a ser dado se você quiser alcançar os seus objetivos.

Eu por exemplo, sempre que preciso dar esse primeiro passo, procuro me lembrar de quatro pontos muito importantes:

1. Definir bem os objetivos que pretendo alcançar e procurar me manter motivado e focado até o fim.

2. Aprender com os erros anteriores, afinal, os erros fazem parte de todo processo de aprendizagem. Em vez de deixar que me desencorajem a seguir em frente, eu os interpreto como oportunidades para crescer e melhorar.

3. Nunca deixo de buscar ajuda quando preciso. Eu procuro amigos, familiares ou profissionais que possam me oferecer a orientação e apoio que estiver precisando naquele momento.

4. Reconhecer e curtir as pequenas vitórias ao longo do caminho. Isso nutre a autoconfiança.

    Essa recomendação de Chico parece querer nos dizer que quando a vida não estiver fluindo do jeito desejado e não estivermos conseguindo alcançar os resultados planejados, vale a pena parar um pouco, analisar e procurar entender os motivos do final não corresponder às expectativas. Afinal, agindo dessa forma, será possível buscar novas estratégias de fazer um novo fim, mudar o rumo da história.

    E como somos nós que escrevemos as páginas da nossa vida, sempre poderemos nos reinventar.

    Até a próxima!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *