Se você aprendeu alguma coisa da vida…

Tempo de leitura: 3 minutos

Então, anota aí essa dica: você precisa compartilhar. Seu conhecimento pode ajudar muita gente, inspirar, motivar “aquele” famoso primeiro passo.

E ainda tem um outro lado ainda melhor: compartilhar nossos aprendizados, muitas vezes, vai além do que simplesmente passar informações adiante. Significa aprender ainda mais.

E a gente aprende todos os dias. Aos 5 anos, aos 18, aos 30, aos 100! Você sempre vai aprender alguma coisa de útil. Se você quiser, é claro! Por que se você não ligar para nada que estiver ao seu redor, você não vai aprender nada, nunca.

Eu conheço pessoas ávidas pelo conhecimento e outras que não dão a menor bola para nada, estão pouco se importando em aprender alguma coisa, porque entendem que o que sabem já é suficiente.

Eu sou daqueles que acho que a gente tem muito a aprender todos os dias e já me levanto da cama pensando nas possibilidades de aprendizado que o novo dia poderá me trazer e isso me faz bem.

Quando o tema me interessa, por exemplo, viagens, pessoas interessantes, arquitetura, esportes… eu presto a maior atenção, para aprender mais, porque para aprender precisa estar interessado.

Já quando o assunto não me interessa, eu me agarro com os meus pensamentos e fico, como diziam meus irmãos, “no mundo da lua!”, recebo meus insights e então vou em busca de me aprofundar nesses pensamentos.

Sempre achei que a vida é mais gostosa quando ela é bem pensada. Por isso penso bastante antes de falar ou fazer alguma coisa.

E agora eu gosto de pensar antes de escrever. Assim organizo o pensamento para acessar melhor as minhas fontes de conhecimento e poder compartilhar com vocês.

Eu descobri que poderia compartilhar o que aprendi por escrito por volta dos 50 anos, quando cheguei à conclusão que, já que não tinha muito jeito para ser professor (e nem me sentiria bem nesse papel!), poderia registrar as minhas ideias de outra forma, uma vez que as pessoas paravam para prestar atenção quando eu compartilhava sobre as coisas que sabia.

Foi aí que caiu a ficha que compartilhar significa deixar suas ideias interagirem com o mundo real, e é lá que elas provarão sua utilidade ou não.

O conhecimento diversificado é um poder que ninguém tira da gente, levamos ele conosco até o fim da vida. E quanto mais conhecimento buscamos, profissional ou pessoal, melhor para a carreira escolhida e para as relações interpessoais.

No ambiente corporativo, por exemplo, eu aprendi que quando uma pessoa se mostra à vontade para compartilhar o que sabe, seja em uma reunião ou no dia a dia da empresa, encoraja os outros colaboradores a apresentarem também seus conhecimentos. E assim, a conexão entre todos dentro do ambiente corporativo cresce e tende a ser cada vez melhor.

E o melhor dessa troca de conhecimento é que aumentam as chances de surgirem novas ideias. Afinal, cada pessoa tem uma bagagem de vida e interesse por coisas diferentes e quando compartilham, se abrem para soluções ainda não pensadas.

Quando mostramos o que sabemos para outras pessoas, novas oportunidades podem surgir! Por exemplo, você sabe usar bem algum programa ou aplicativo da internet e conversa sobre esse seu talento com uma pessoa próxima, talvez ela precise de alguém com essa habilidade para um novo projeto. Ou você já rodou muitos quilômetros em cima de uma moto e a pessoa com quem você compartilha esse conhecimento precisa de alguém para dar um depoimento em um artigo sobre motos.

Portanto, não tenha medo de falar sobre o que você conhece, sobre seus talentos, dialogue, apresente suas ideias e tudo de novo que for aprendendo. A vida vai agradecer e retribuir com novos aprendizados.

Para finalizar, ninguém melhor do que Cora Coralina, que em tão poucas palavras, disse tudo: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *